TPM: VOCÊ TEM?

APRENDA COMO CONVIVER COM A TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL E SAIBA O QUE FAZER PARA ALIVIAR OS SINTOMAS.

O corpo dói, os seios incham, a cólica aperta, o humor vira de ponta-cabeça. Toda mulher, ao menos uma vez na vida, já sentiu algum desses sintomas. A maioria, no entanto, sente alguns deles, ou todos, a cada novo mês. Este é um problema que se resume a uma sigla: TPM (tensão pré-menstrual), um inimigo para grande parte das mulheres.

tpm.jpg

Más afinal, o que é tensão pré-menstrual? “A sindrome pré-menstrual, como a chamamos, compreende uma série de sintomas que atuam em  cerca de 80% das mulheres, no período próximo à menstruação”, afirma a ginecologista e obstetra Suzana Pires, do Rio de Janeiro. “Más só em metade dos casos é necessário um tratamento”.

Isso quer dizer que ter um sintoma nem sempre é sinal de TPM. “Na TPM, pelo menos um sintoma tem que estar presente por uma ou duas semanas durante o ciclo menstrual, acontecer por dois ciclos consecutivos e comprometer as atividades cotidianas”, explica a ginecologista. Ou seja, uma cólica de vez em quando, que não atrapallha seu dia-a-dia, não é necessariamente TPM. “De toda maneira, a mulher que sofre os sintomas precisa procurar um médico para orientação e indicação de tratamento”, ressalta.

tpm02.jpg

SUAVIZANDO OS EFEITOS

Os sintomas podem ser de caráter emocional  (depressão, agressividade, irritabilidade, ansiedade, confusão e isolamento social), ou físico (dor nos seios, distensão abdominal, dor de cabeça e inchaço nas pernas). Embora o tratamento só seja possível com orientação médica, alguns cuidad0s ajudam a evitar que os sintomas apareçam, ou minimizam os efeitos: faça atividades fisicas regulares, procure ter uma boa alimentação, preferindo alimentos diuréticos (que ajudam na eliminação de água), diminua o sal e procure realizar atividades que proporcionem bem-estar.

tpm03.jpg

MENARCA: QUE BICHO É ESSE?

Apesar do nome assustador, menarca não é um bicho de sete cabeças, embora muitas jovens ainda se assustam com ela. É, na verdade, a primeira menstruação da mulher, que marca o limite entre a infância e a vida adulta. Ela acontece durante a adolescência, mas pode aparecer a partir dos 10 anos. Geralmente, ocorre um ou dois anos depois que os seios começam a se formar na menina. Esse período é conhecido como puberdade, e é quando o corpo feminino começa a produzir hormônios. É normal, no começo, a menstruação demorar a se regularizar, falhar, ter maior ou menor força. Para saber se está tudo bem com sua filha, a recomendação é levá-la ao médico ginecologista assim que a menarca chegar.

9 comentários sobre “TPM: VOCÊ TEM?

  1. sempre tive problemas com a tpm,todos os sintomas de atè parar no hospital, mais nada è pior do que o inchaço,incho atè 4 kilos na balança minhas roupas nao cabem, meu peso aumenta e minha auto estima despenca de uma forma de querer morrer,todo mes è isso 15 dias antes, e quando ela chega pronto: dores alucinògenas fico mais uns 3 dias vivendo sò pra isso. mestruo desde 12 anos e hj tenho 30 e sò tenho 15 dias do meu mes pra ter paz os outros 15 um inverno!!!!!! sem esquecer ja fiz todos exames, vàrias medicaçaes e uma vida com bons abitos nao sei mais oque faço…

  2. Acho um saco! Parece que eu só fico normal uma semana durante o mês. A tpm gasta quase 15 dias do mês, e vem recheada de sintomas horríveis – incho terrivelmente, tipo 4/5Kg; aliás me sinto o Hulk na sua mais terrível transformação. Tenho dores de cabeça, fico uma chata, tenho vontade de parar o tempo e dizer: eu quero sair daqui!
    Ah, tenho cólicas, enjôos etc, etc e etc… Choro o tempo todo! Tenho vontade de ficar escondida! Nenhuma roupa entra no meu corpo! Faço ginástica? Sim; Cuido da alimentação? Sim; Tomo medicamentos para atenuar os sintomas? Sim! Afinal, o que é isso, heim?

  3. nossa eu fico com uma vontade imensa de sair corrrendo,minhas vistas fica embassada.Parece que vou enlouquecer tenho que até tomar anti-depressivos pra não pirar.Fico muito depressiva.O medo de enlouquecer me deixa mais nervosa

  4. quando estou na TPM, fico horrivel… sinto vontade de chorar por qualquer coisa… vontade de brigar com todo MUNDO… , fico depressiva também…isso atrapalha muito a mida vida… o que fazer, sooocorroooo pelo amor de Deus!………..

  5. tenho 11 anos eu tenho muitas dores de barriga dores de cabeça estresse sensibilidade e jas estu na puberdade oque siguinifica vou menstruar logo ha tambem meus seios ja estao se desenvolvendo

  6. O pior de tudo sao nossos companheiros que nao entendem estas transformacoes hormonais, ja conversei com meu esposo mais ele acha pura frescura, acho que ele esta precisando de um psicologo para entende nois frageis mulheres.

  7. Pessoal….e eu achava que só eu tinha TPM 15 dias antes, mas to vendo que to na media….nossa como eu fico insuportavel…td mundo percebe….!rsrsrs… Mas é assim mesmo…vamos convivendo com ela!

Os comentários estão encerrados.