SOL – CUIDE BEM DA PELE E GARANTA BRONZEDO LINDO

“MORENAÇA”:  O segredo é tomar  sol aos poucos e suar protetor sempre.

Sol demais e sem proteção queima a pele, envelhece, provoca manchas, pode até desencadear doenças sérias como o câncer. Nenhuma novidade nisso, certo? Más a gente sabe bem que ficar morenaça no verão é uma delícia. Fugir do sol completamente? Impossível. Afinal, corpo bronzeado é mesmo bacana: a gente fica mais bonita, feminina e ganha até disfarçe para celulite e gordurinhas extras. Então, como parece que passar  o dia inteirinho na praia é inevitável, vamos negociar: você aproveita o verão, mas segue algumas dicas que vão garantir um bronze bonito, uniforme e duradouro, sem risco para a saúde.

gisele-bundchen.jpg

–NÃO TENHA PRESSA

O bronzeado só surge após o sétimo dia de exposição, quando os  melanócitos (células da epiderme) produzem a melanina, pigmento que dá cor à pele. Quem dispõe de apenas uma semana de férias deve desistir da idéia de conquistar uma cor dourada. O desejo de aproveitar cada minuto de sol acaba em queimadura, que pode causar câncer de pele.

–NA DOSE CERTA

O FDA, órgão americano  que controla alimentos e remédios, não considera eficazes filtros com FPS abaixo de l5. Além disso,todo protetor (em creme, loção ou gel) leva meia hora para iniciar seu efeito. Portanto, deve ser aplicado em casa, antes de pôr o biquini. A quantidade de produto indicada pela Sociedade Americana de Dermatologia é  medida em colheres de chá: nas  pernas e no peito dos pés, quatro, duas para cada lado: nas costas, duas, na barriga e no peito, duas; nos braços e ombros, duas, uma para cada lado; no rosto, no pescoço e na nuca, uma colher. A reaplicação do produto a cada duas horas é tão importante quanto escolher o fator de proteção solar correto. Repita a dose também após mergulhar ou suar excessivamente. É indispensável também usar baton com protetor solar, não importa o tipo de pele.

–CAMISETA

Na hora do aperto, ela funciona como filtro físico contra o sol bravo. Use-a sempre nos horários de pico do sol. Mas atenção! Quando molhadas, as peças claras perdem a sua capacidade de proteção.

–ÓCULOS

Pode ser uma boa hora de investir em óculos novos, de preferência com lentes cinza ou marrons, que bloqueiam melhor a passagem da luz. Adquira um modelo com proteção contra os raios UVA e UVB. Além de poroteger os olhos, as lentes previnem os pés-de-galinha.

–CHAPÉU

O ideal é evitar expor-se ao sol no periodo de l0h as l6 h. Como nem sempre dá para seguir esse horário à risca, é bom escolher um chapéu de abas largas para proteger o rosto e os cabelos nas horas mais quentes. Mesmo com ele, não deixe de aplicar o filtro solar na face.

–ÁGUA, MUITA ÁGUA

Coloque uma garrafinha de água junto com os seus apetrechos de praia. Enquanto toma sol, beba bastante água. Sua pele agradece.

–BANHO FRIO

Se você é do tipo que passa horas sob o chuveiro., está na hora de rever sua postura. Os motivos começam na preocupação com o meio ambiente, já que uma ducha de l5 min disperdiça mais de 240 liltros de água. E terminam no cuidado com o próprio corpo: a ação mecânica do jato fragiliza a barreira natural, provocando o ressecamento e a aspereza e facilitando o surgimento de irritações. Além disso, quanto mais alta for a temperatura, maior será o prejuízo: quando a água é muito quente, ela tira a camada protetora da  pele, deixando-a fragilizada. Prefira a temperatura morna ou fria na hora de tomar banho. E depois do banho aplique creme hidratante em todo o corpo.