RECEBA BEM SEUS AMIGOS

ALGUMAS DICAS SIMPLES PODEM AJUDÁ-LA A SER A ANFITRIÃ QUE TODO CONVIDADO QUER TER

Quer reunir  os amigos? Programe-se! Primeiro de tudo, pense no que vai servir, sem se preocupar em impressionar os convidados com pratos sofisticados e caros. “Uma festa com pizza pode ser uma delícia e um banquete chiquérrimo, um porre. Tudo fica legal, desde que o anfitrião haja com naturalidade e deixe os  convidados a vontade”, ensina Fábio Arruda, consultor de etiqueta e comportamento.

thesims2_1.jpg

  Como ninguém gosta de festa vazia nem de ficar apertado no sofá, a dica é restringir o número de convidados ao tamanho da sua casa. Segundo Fábio, o segredo é pensar no número disponível de assentos que você tem e no tipo de reunião que deseja fazer. “Se quiser dar uma festona, o máximo de pessoas é o dobro no número de assentos. Se for algo mais íntimo, convide apenas o número exato dos lugares disponíveis para sentar”, aconselha.

DEIXE TUDO PRONTO

Decididos os convidados, é hora de pensar na arrumação da casa. Não tenha medo de mudar os móveis de lugar! Se tem uma mesa no meio do caminho, afaste-a. O mais importante é que seus amigos possam circular sem se sentirem em uma corrida de obstáculos.

Para enfeitar a mesa do jantar, as flores continuam sendo uma boa pedida. “Evite os arranjos, porque nem sempre eles ficam bonitos. O melhor é comprar um vasinho com flores que você poderá usar depois”, ensina Fábio. Não se esqueça dos banheiros! Antes da festa, retire todos os objetos de higiene pessoal, troque as toalhas e verifique o papel higiênico.

E, se decidir cozinhar, deixe tudo preparado. Não tem coisa pior do que anfitrião que abondona os convidados para cozinhar. “Se tudo já estiver engatilhado, em dez minutos você  aquece e serve a comida. Seus amigos nem vão notar a sua ausência”, garante Fábio.

ELES  CHEGARAM

Chegou a hora da festa? Seja pontual. E nada de deixar a porta aberta e gritar: “Entra aí!”. Ninguém gosta disso, mesmo que seja “de casa”. “Receber os convidados na porta e levá-los até a porta na hora de irem embora mostra preocupação em recebê-los bem”, diz Fábio. E não se esqueça de apresentar os amigos que não se conhecem. Assim, todos ficarão mais soltos e à vontade.

Para divertir o pessoal, escolha uma trilha sonora bem variada. “Uma boa pedida para quem não pode contratar um DJ é escolher um CD de trilha sonora ou coletânea. Se for com as músicas do momento, melhor ainda!”, aconselha Fábio.

Agora, uma coisa importantíssima: espere os convidados irem embora para arrumar a casa! Afinal, você não quer que eles tenham a impressão de que estão incomodando, não é?

Além de todas essas  dicas, Fábio Arruda tem  mais um segredo, infalível, para ser aquele anfitrião que todo convidado quer ter: “Receber com carinho é receita de receber bem“.