MANTENHA AS PRAGAS A DISTÂNCIA

SAIBA COMO PROTEGER SUA CASA DE INSETOS E OUTROS BICHINHOS INDESEJÁVEIS

–Com a chegada do verão, as visitas inconvenientes se intensificam. As chamadas pragas urbanas, tais como ratos, pernilongos, cupins, pombos, baratas, formigas e pulgas, encontram na alta da tempuratura as melhores condições para procriar. O rato, por exemplo, adapta seu ciclo reprodutivo de acordo com a oferta de alimento e a temperatura. Por isso, é importante saber se proteger contra esses bichos de forma eficaz. 

fig_pragas.jpg

Até algumas anos atrás, os venenos utilizados nos inseticidas eram menos eficientes, muito mais tóxicos e exigiam que os moradores saíssem de casa até que passasse o cheiro. Os novos têm eficácia maior e são menos nocivos. Os lançamentos recentes das marcas mais conhecidas utilizam esses novos compostos.

  Ainda assim, é importante tomar alguns cuidados ao usá-los. Os produtos quimicos que estão na sua composição são, de fato, bem eficazes. Eliminam os bichinhos intrusos por asfixia ou paralisando o seu sistema nervoso central. Mas esses sprays também podem causar danos à saúde. Manipule-os com preocupação, pois são  capazes de irritar os olhos e a pele. Antes de usá-los na cozinha, abrigue os alimentos. Durante a vaporização, não fume e não beba. Depois, feche o mais rápido possível a embalagem para evitar que as pessoas inalem seu conteúdo. Passe nos cantos da casa. embaixo dos móveis e onde mais achar necessário.

EM CASA QUE “BRILHA”,  BICHO NÃO ENTRA

–Na hora de se proteger contra os insetos, alguns cuidados básicos também ajudam. De acordo com a Associação Paulista dos Controladores de Pragas Urbanas, manter o ambiente limpo ajuda muito mais do que as pessoas pensam. Siga as dicas a seguir:

–Mantenha lixeiras sempre tampadas e remova o lixo diariamente.

–Não jogue lixo em terrenos baldios ou córregos.

–Armazene bem os alimentos, mentendo-os em embalagens e potes fechados.

–Evite acumular objetos em garagens e potes fechados.

–Evite acumular objetos em garagens ou depósitos por muito tempo.

–Use telas nos ralos.

–Cubra com massa corrida rachaduras das paredes e frestas de azulejos.

–Limpe e retire diariamente o pote de comida e de água dos animais de estimação.

–Mantenha a vegetação sempre rasteira nos arredores da sua casa.

LIVRE-SE DOS CUPINS

Descupinização: combate profissional

O cupim é um bicho voraz. Papéis, livros e portas de madeira – são há material à base de celulose que eles não ataquem. Apesar de não fazer mal à saúde, os danos materiais ocasionados por esse minusculos inseto podem ser muito grandes.

O combate ao cupim é complexo e um dos mais caros. A falta de informação e o desespero do proprietário do imóvel acabam levando muitos deles a cair nas mõas de oportunistas. Para evitar esse tipo de situação, é bom seguir algumas dicas: uma empresa idônea deve dar garantia  de dois anos no serviço. No caso de prédios ou condomínios, todas as moradias e áreas comuns devem ser tratadas e é muito provável que os primeiros meses a empresa tenha de voltar ao local para tratar focos isolados. O orçamento solicitado inicialmente  deve prever essa manutenção.

pragas1.jpg

Más, assim como acontece com outras pragas, o melhor combate ao cupim é a prevenção. Para se prevenir da ação do cupim  de solo, por exemplo, é recomendada a  aplicação de barreiras químicas quando a obra estiver  ainda na fase  de fundação. As residências já existentes também devem ser tratadas, mesmo que não tenham sofrido  nenhum ataque. A periodicidade no tratamento é outro fator importante no combate de pragas. A dedetização em prédios, por exemplo, deve ser feita a cada seis meses. Em residências, o indicado é a cada 12 meses.