HORA DO BANHO DO BEBÊ

DICAS PARA ELE (BEBÊ) FICAR LINDO E LIMPO

A hora do banho do bebê traz sempre muitas dúvidas para os pais, principalmente os de primeira viagem. Reunimos aqui algumas dicas que podem ajudá-la nessa tarefa. Aproveite e faça deste, um momento prazeroso para você e seu filho.

bricando_no_banho.jpg

-LOCAL: você pode dar o banho no quarto dele ou no banheiro. A escolha é sua. O importante é que você dê o banho e troque o bebê dentro do mesmo cômodo, para evitar mudança de temperatura e correntes de ar.

-HORÁRIO: em geral, é melhor dar o banho do recém-nascido antes de alimentá-lo, caso ele não esteja com muita fome. Se o banho for dado logo depois da alimentação, o bebê poderá regurgitar. Para bebês um pouco maiores, um banho antes de dormir é a melhor opção pois, além de limpar,  o banho também acalma. Que tal criar essa rotina na hora de dormir?

-TEMPERATURA DA ÁGUA: a pele do bebê é mais sensível do que a do adulto. Portanto, a temperatura da água que lhe parece boa estará muito quente para o bebê. Antes de começar o banho, verifique a temperatura com a parte de cima do pulso ou com o cotovelo – essas áreas são mais sensíveis ao calor do que as mãos. A água deve estar morna, mas não quente!

-SUJEIRINHA ESCONDIDA: os recém-nascidos podem não ficar muito sujos, más acumulam sujeira nos locais menos esperados. Não esqueça de lavar as dobrinhas atrás dos joelhos, do pescoço e das coxas, as axilas e atrás das orelhas.

-CUIDADO COM O CABELO: nem todos os bebês nascem cabeludos, mas se seu  bebê tiver muito babelo, lave-o sempre que necessário com um xampu infantil neutro, para  não irritar os olhos. Aplique uma pequena quantidade de xampu e deixe agir por alguns instantes antes de enxuguá-lo. Não é necessário esfregar ou massagear nesta idade. Lave o cabelo do bebê por último, assim ele não terá de ficar na água cheia de sabão.

-HORA DA FRALDA: Na hora de trocar, além da fralda limpa, é necessário ter à mão água morna,um tecido limpo e macio(ou algodão) e pomada para assaduras. Ao tirar a fralda suja, se ela estiver apenas molhada, você pode limpar o bebê com um lenço ou água morna e colocar a fralda limpa imediatamente. Se o bebê fez cocô, limpe o bumbum com lenço umedecido ou água morna, secando-o delicadamente. Não é preciso usar sabonete, a menos  que você não consiga  limpá-lo apenas com água. Finalize com a pomada contra assaduras e a fralda limpa. Conforme o bebê se desenvolve, ele vai se mexer durante a troca, por isso é bom ter brinquedos por perto para distraí-lo.

2 thoughts on “HORA DO BANHO DO BEBÊ

  1. PARABENS PARA QUEM ESCREVEU ESTA MATERIA EU ADOREI PARA ENSINAR AS ADOLECENTES QUE JA E MAE PARA DAR BANHO ADEQUADAMENTE EM UM BEBE
    BEIJOSS
    DE
    LARISSA

  2. Muito bom! Sou adolescente e tenho uma filha, me serviram muito essas regrinhas.

Os comentários estão encerrados.