HIGIENE ÍNTIMA


OS CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER NOS DIAS DE MENSTRUAÇÃO (E EM TODOS OS OUTROS TAMBÉM!)

Entrar na adolecência significa deixar muita coisa  para trás e descobrir um mundo novo, cheio de idéias, vontades e responsabilidades que você nem tinha antes. Uma delas é passar a cuidar mais do seu corpo, percebendo mudanças e alterações, por dentro e por fora. É importante consultar uma ginecologista – mesmo antes de menstruar pela primeira vez – porque suas dúvidas e seu corpo já não são mais o de uma menina. E assim como todas as mulheres, você vai perceber que é preciso cuidar da higiene íntima o máximo possível pra evitar probleminhas inconvenientes, como o corrimento, por exemplo.

higiene_intima.bmp

O QUE É:

Segundo o ginecologista Ângelo Di Fraia Filho. boa parte das garotas (inclusive as virgens) apresentam corrimentos vaginais, um tipo de  secreção que sai da vagina e pode ser normal ou ser sinal de alguma inflamação ou infecção. “Na adolescência, isso acontece porque os hormônios estão em plena ação, já que é nessa fase que ocorrem os amadurecimentos das funções hormonais”, diz o ginecologista. E, se você estiver com o organismo mais fraco, pior ainda: “por outro lado, é possível que, por essas alterações estarem ocorrendo, o organismo tenha uma queda da resistência, o que favorece os quadros de infecções e inflamações ginecológicas, principalmente se houver descuido em relação à higiene feminina e ao uso de preservativo, se for o caso”.

E como saber se o corrimento é normal ou não? É simples: a secreção natural da vagina, que acontece quando a garota está no período de ovulação, é transparente, não cheira, nem arde ou coça. Já o corrimento que pode ser sinal de doença ( e aí você tem que procurar um ginecologista o quanto antes) pode ser branquinho, esverdeado, amarelado ou acizentado e ter cheiro, além de coçar, arder e irritar a região

NA  MENSTRUAÇÃO

E naqueles dias em que você está menstruada? Deve ter algum cuidado especial com a higiene íntima? Sim, principalmente em relação à troca de absorvente: é  importante fazer isso sempre que for preciso, mesmo que sejam várias vezes ao dia. Garotas que ficam um dia inteiro com um único absorvente correm o risco de desenvolver fungos e doenças (além de ser bem desagradável, né?).

Quanto aos absorventes, escolha um que seja adequado ao seu fluxo menstrual e prefira os sem cheiro, pois os perfumados podem causar irritações em algumas pessoas. Ah, e outra: a história de que absorvente interno tira a virgindade é balela (o que faz  com que a garota não seja  mais virgem é a relaão sexual).

No caso dos sabonetes íntimos, é melhor conversar com o seu ginecologista pra saber se voçê pode usar e qual deles escolher. Mas lavar a região com sabonete neutro e secar bem já são suficientes pra deixar você bem limpinha e protegida.

protecaio.jpg

   PREVINA – SE!

Alguns cuidados simples garantem a sua saúde sexual, não doem e nem custam nada. Por isso, tem que seguir mesmo! As garotas que já não são  mais virgens precisam ter a camisinha como aliada: ela ainda é o melhor método contra a gravidez e doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e é  indispensável em qualquer transa. Além disso, evite tudo o que impeça a região íntima de transpirar, como calças muito apertadas e calcinhas de lycra (as de algodão são as melhores!).

Nada de usar calcinha, biquini ou toalha de amigas ou tomar o remédio que o médico receitou para sua colega achando que, em você, fará o mesmo resultado. E outra dica importante: sabe aquela história de lavar a calcinha no banho e deixar secando por ali mesmo, pendurada no banheiro? Pode esquecer: o certo é deixá-la para  secar num lugar arejado, pra evitar a proliferação de fungos.

XÔ,   CÓLICA!

Segundo o Dr. Ângelo, todas as cólicas que ocorrem no processo mesntrual e, ás vezes antes da menstruação, podem ser melhoradas com atitudes simples. São elas:

- Tenha uma alimentação leve neste período;

- Aumente os exercícios físicos, mas nada de exagerar também;

- Tome muita água;

- Coma mais frutas (abacaxi, maça e maracujá são ótimas).

30 Responses to “HIGIENE ÍNTIMA”

  1. olá!
    achei muito interessante esta pesquisa,fala da MULHER que somos hoje!!
    muito interessante mesmo..
    bjux!!!

  2. gostei muito e tirei minhas duvidas!

  3. adorei esse post.
    reforçou minhas idéias em relação a isto.
    e a linguagem então…nota 10!

  4. FICOU BOM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Nossa!Muito legal

  6. muito bem assim nao tem como as mulheris fik sem
    informaçao otimo nota 10 pra vcs

  7. Thatiane Limas on March 27th, 2009 at 10:45

    parabens! estas informaçoe eu dou nota 10. sao muito boas para mulheres q nao sabem se higienizar direito.

  8. [pink] adoreiiiiiiiiiiiii nota 10!!! Essas informaçoes sao muito importantes para garota…ha!sem falar na ginecologista….. E sempre bom dar uma visitadinha…….heheheheheh…..

  9. muito bom… esclarecedor, ótima linguagem. pelo menos uma coisa que realmente presta na internet. informação de verdade!

  10. Erica Paiva on July 16th, 2009 at 10:35

    muito boa essa iníciativa de estar podendo tirar dúvidas de pessoas muitas vezes totalmente leigas em relação a higiene íntima.
    eu adorei!!!
    tinha umas pequenas dúvidas que já me foram tiradas, obg!

  11. muito legal essas dicas!
    me esclareceu muitas duvidas! :D

  12. Antes de nada eu queria dizer q sim gosto de leitura pois quero ter filhos um dia e fora q lojico serei casado! Para q melhor entender as mulheres do q lendo sobre elas…

  13. muito boa, as informaoes com muitos conteudos propicias as mulheres e adolescente que esta na fase de descobertas!!!

  14. gostei muito as dicas são otimas para nos mulheres
    que temos q sempre manter a nossa higiene intima limpinha e sausavel…..

  15. oi..
    obg este texto foi bastante útil,me ajudou muito esclarecendo minhas dúvidas…bjus!!

  16. nossa eu amei de paixao esse site”!
    foi pra acabar de veiz com mtas das minhas duvida…
    eu sol formada a pouko tempo amei saber de coisas qe levarei por pelo menos mai suns 60 anos !
    valew mtos beijoOs..!’

  17. Muito interessante, gostei muito!

    Essas informações são para toda a vida e a linguagem foi direta ao publico-alvo, de maneira simples e clara!

    Parabéns!

    Um abraço a todas as meninas!

  18. Gostei muito das dicas vou usar-las.bjos

  19. nossa ,esses comentarios ajudaram muito para minha pesquisa eu adorei como me cuido muito melhor depois de ler essas sabias palavras

  20. eu adrei as dicas!!!!!!!!!!!!!!!

  21. Primeiramente,boa tarde,adorei esse espaço dedicado as mulheres é sempre bom tocar nesses assuntos!

  22. Eduarda Oliveira on April 3rd, 2010 at 13:00

    amei as dicas
    que bom que tem pessoas que ainda pessam nas mulheres.

  23. Amei as dicas, foram de muita utilidade para mim..

    Obrigada.

  24. Maria aparecida do rosário on May 5th, 2010 at 13:56

    Eu adorei os comentarios e notícias que previne de colícas nós dias de menstruação

  25. franciele braga on May 31st, 2010 at 15:13

    Sempre precisamos de informações como esta ,que são muito importantes …
    Foi ótima essa pesquisa!

  26. joelma lopes on August 4th, 2010 at 7:41

    muito bom essa pesquisa. adorei

  27. WordPress Video

    Hi and thanks for yet another first-rate article. I am always researching for super WordPress helpful tips to recommend to my own readers. Thank you for making this article. It’s exactly what I was looking out for. Truly marvelous post.

  28. gabreiel braun sousa on December 3rd, 2010 at 8:37

    uuuuoooooooo muito massa adorei

  29. Maria aparecida do rosário on March 1st, 2011 at 23:03

    eu adorei as dicas vou começar a seguir essas recomendações,tem algumas coisas que eu não sabia e agora eu sei.Obrigada pelas dicas.

  30. Camila mateus do nascimento on April 4th, 2011 at 14:14

    Gostei muito das dicas,temos muitos jovens se perdendo nesse mundo a fora e esquecendo de se previnir,uns dizem que nao sabem nem como fazer a prevençâo,e essas são as melhores dicas para esclarecer qualquer tipo de duvidas sobre a prevenção de gravides e até mesmo doenças….parabens !!!