ESPINHAS E CIA.

ENTENDA O QUE É E TRATE CORRETAMENTE A ACNE

Segundo a dermatologista  Daniela Hueb, ” a acne é a doença que mais  afeta a pele dos brasileiros  e atinge l4% das pessoas que procuram um especialista, principalmente na faixa etária entre l5 e 25 anos, fase em que as mudanças hormonais estão no ápice”. É por isso que provavelmente você e mais centenas de garotas que lêem essa matéria agora vira e mexe têm que encarar no epelho espinhas e cravos bem chatinhos. Mas fique tranqüila: se você souber tratar a acne corretamente, terá uma pele limpinha logo, logo – e sem nenhuma cicatriz que a faça lembrar desses “pesadelos” do passado.

acne.bmp

     É CULPA DE QUEM?

Geralmente, a grande responsável pela acne é a glândula sebácea, que produz a oleosidade da pele e existe com maior freqüencia no rosto, peito e dorso (entendeu porque as danadas das espinhas aparecem mais nesses lugares?). “Mas a acne também pode estar ligada a tendências hereditárias, isto é, um jovem, cujo pai e mãe tiveram acne, tem maior chance de apresentá-la, explica a dermatologista Daniela. E a acne não são apenas cravos e espinhas, não. Fazem parte da doença o aparecimento de cistos, caroços e também as cicatrizes. Mas tudo depende do grau do problema, que pode ser 0 l, em que a pessoa tem apenas cravos e consegue tratar com  sabonetes específicos,  esfoliantes e  acido retinóico em gel até o 4,  em que a pessoa apresenta cravos, espinhas vermelhas, amarelas e inernas, cujo tratamento é a base  de isotretinoína, remédio que atrofia a glândula sebácea, como explica o dermatologista Marcelo Bellin (veja no boxe à esquerda).

      AS SOLUÇÕES:

   Se você sofre com a acne, o primeiro passo para eliminá-la da sua vida é consultar um dermatologista. É ele quem irá analisar qual o grau do seu problema e indicar o melhor tratamento no seu caso. E nada de deixar pra depois: a acne, quando não tratada, pode deixar cicatrizes irreversíveis que acabam com a auto- estima de qualquer um. “Felizmente, 85% das pessoas com acne apresentam manifestações simples, porém l5% apresentam lesões inflamatórias mais aparentes, necessitando de tratamentos mais específicos”, lembra a Dra. Daniela.

Também há tratamento para quem tem seqüelas da acne, como a dermoabrasão, o  laser, os peelings químicos, entre outros. Mas é bem melhor tratar antes de perceber que a espinha se foi, mas deixou uma mancha ou cicatriz no lugar, ok?

FIQUE ESPERTA:

7 atitudes que você NÃO deve e 3 que você PRECISA tomar quando aparecer uma (ou muitas) espinhas na sua pele.

l) Não esprema e nem cutuque a região

2) Não use remédios sem a recomendação de um dermatologista.

3) Evite lavar várias vezes o rosto, achando que vai limpá-lo: isso pode aumentar a oleosidade.

4) Nunca tome sol sem protetor, achando que as espinhas vão secar.

5) Não use maquiagens oleosas pra esconder a acne: opte por corretivos específicos, tipo “oil free” pra dar uma disfarçada.

6) Esqueça a idéia de passar pomada da época da vovó, pois pode piorar a situação.

7) Não adie o tratamento, assim você evita cicatrizes e manchas difíceis de serem tratadas.

    DIGA SIM

l) Procure um bom dermatologista

2) Faça limpeza de pele somente com esteticistas (e se for recomendada pelo médico)

3) Siga o tratamento religiosamente e tenha paciência: muitas vezes, não é do dia pra noite que sua pele vai ficar limpinha – mas mesmo assim vale e pena tratar.

5 pensou em “ESPINHAS E CIA.

  1. Adorei essas sujestões..que é mais uma ajuda para quem tem espinhas..!
    Espero que vocês coloquem mais informações sobre esse assunto..!
    Ana Paula,13.

  2. Pingback: WordPress Video

Os comentários estão fechados.