CIRURGIA CORRETIVA DE VISÃO É CONTESTADA

O LASIK, cirurgia realizada em pessoas com miopia, hipermetropia ou astigmatismo, tem sido alvo de contestações de algumas entidades e pacientes. Eles questionam as chances consideráveis de a cirurgia não produzir os efeitos desejados, além do risco de seqüelas. O Fool and Drug Administration (FDA), agência que regula o setor de saúde nos EUA, iniciou audiências públicas em abril deste ano para debater a técnica e pede que mais estudos sejam feitos para que a indicação de cirurgia não seja feita erroneamente.

olho_azul1.jpg

Um site conhecido como Lasik Disaster ficou famoso na rede por reunir dados contra a cirurgia e suas conseqüencias, que, segundo os criadores da página, podem ser desastrosas. As seqüelas mais comuns causadas pelo Lasik são olho seco e perda de visão. Um estudo afirma que até 60% dos pacientes podem ter olho seco após a operação, estatística nada desprezível, tendo em vista que mais de um milhão de pessoas no mundo realizam a cirurgia por ano.

A operação consiste no corte de uma fina camada da córnea, que permite a passagem do laser, que remodela a córnea de acordo com o que precisa ser alterado no olho do paciente. O presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Hamilton Moreira, diz que a cirurgia tem resultados ótimos quando bem indicada.

lasik.jpg

Procedimento da operação (Lasik)

“É uma das operações mais feitas no mundo. Por isso, é claro que tem também um número maior de complicações, inerentes a qualquer cirurgia”, defende  Moreira.

168 comentários sobre “CIRURGIA CORRETIVA DE VISÃO É CONTESTADA

  1. Gostaria de saber se o SUS cobre essas cirurgias de correção de visão..obrigada

  2. Eu fiz a essa cirurgia há alguns anos, logo que surgiu o Lasik,e estou ótima, graças a Deus. Tive a sorte de encontrar um prosissional excelente: Dr. Fernando.

  3. Eu fiz a cirurgia há 10 anos, tinha 7graus de miopia e 4 de astigmatismo, como eu tinha 39 anos para não ter que usar óculos para perto o oftalmologista deixou um olho com zero grau e o outro com 2,5 graus. Achei a cirurgia importante para tirar minha dependência total dos óculos, o único inconveniente é que a visão fica ruimà noite e em determinados ambientes fechados, para dirigir e assistir à tv voltei a usar óculos com os 2,5 graus deixados no olho esquerdo,para mim o resultado obtido foi excelente.Acho que quando feita por um médico muito bem qualificado e que faz todos os exames pré operatórios necessários para saber se a operação é indicada ou não,os riscos são mínimos, mas sabemos que quando nos submetemos a qualquer procedimento médico estaremos correndo riscos.Espero ter ajudado com o meu comentário.Obs. Parece que o SUS cobre dependendo do caso.tchau gente!

  4. Meu marido fez essa cirurgia e teve uma frustração muito grande ,pois usou óculos 25anos e pensou que não iria mais usar,foi na ultima consulta pra saber se estava tudo bem ,e a médica disse que a visão esquerda não tinha se recuperado e não tinha surtido o efeito esperado,e que precisaria de óculos do msm jeito.

Os comentários estão encerrados.