CAFÉ — PAIXÃO MUNDIAL

O CAFÉ É POPULAR NOS QUATRO CANTOS DO PLANETA

– Na Turquia  existe um provérbio que diz: “um bom café equivale a quarenta anos de amizade”. Talvez haja um pouco de exagero nessa afirmação, mas que um cafezinho quentinho é um ótimo companheiro ninguém pode negar. Saboreada há mais de dois mil anos, essa é a bebida mais popular do mundo, ao lado da cerveja.

cafe1.jpg

O café é consumido na Europa desde o final do século XVII quando eles, os turcos, chegaram à cidade de Veneza, na Itália. Os turcos já tinham o café  como um de seus hábitos e o produto passou também a ser apreciado pelos italianos. Porém, os turcos tomaram café por infusão: jogava-se água fervente em uma xícara com o café moido. Como o sabor não agradava ao paladar de todos, os europeus buscaram inovações no preparo do produto.

No final do século seguinte, François Antoine Descroisilles, um farmacêutico  francês, inventou a cefeteira, que possuia  dois recipientes separados e permitia que um filtro ficasse entre  a  água e o café. Anos mais tarde, Antoine Cadet de Vaux, um químico francês, inventou a cafeteira de porcelana. Outra revoluçõ na forma de fazer café só foi acontecer no final da Segunda Guerra, quando o inventor Achille Gaggia criou a máquina de café expresso.

Hoje, povos do mundo inteiro apreciam a bebida. Cada um do seu jeito. Veja como o café é servido  em alguns países.

-FRANÇA: muitas vezes o café é bebido com chicória.

-ÀUSTRIA: pode-se beber o café acompanhado  de figos secos. Em Viena, a capital do pais, é uma tradição o oferecimento de bolos e doces para acompanhar o café com chantily.

-ÁFRICA E ORIENTE MÉDIO: é comum acentuar o sabor do café com algumas especiarias, tais como canela e cardamomo, alho ou gengibre.

-BÉLGICA: o produto é servido com um pedaço de chocolate colocado no interior da xícara, que vai derretendo ao entrar em contato com o café.

-ITÁLIA: o café expresso é servido em xícaras pequenas acompanhadas de tiras de limão.

-GRÉCIA: o café é acompanhado por um copo de água gelada.

-CUBA: é bebido bastante forte e doce, e em um só gole.

-ÍNDIA: é misturado com açucar e leite e servido com doces.

-ALEMANHA: é servido com leite condensado  ou chantily.

-SUIÇA: adiciona-se ao café um licor chamado “Kirsch”.

-MÉXICO: em muitos lugares, o café é oferecido  gratuitamente  e pode ser consumido em grandes quantidades. O chamado café americano, como é conhecido no México, é o mais consumido e é uma cópia do que se bebe nos Estados Unidos: aguado e com pouco sabor.

-ESPANHA: em algumas regiões, existe o costume de acrescentar algumas gotas de anis ao café.

-PORTUGAL:  os portugueses tomam o expresso como nós. Más lá ele é chamado de bica. Isso porque os primeiros expressos em Lisboa foram vendidos no café a brasileira. No inicio, o gosto pareceu amargo aos clientes. Então, a direção da cafeteria criou o siogan “Beba isso com açucar”. A campanha deu tão certo que as iniciais de cada palavra do siogan (bica) viraram sinonimo de café expresso.

1 pensou em “CAFÉ — PAIXÃO MUNDIAL

  1. Achei muito interessante essa curiosidade mas está faltando mais alegria parece tristeza
    vlw

Os comentários estão fechados.