AMENDOIM, PURA PROTEÍNA!

AQUI NO BRASIL, É UM APERITIVO TRADICIONAL. EM ALGUNS PAÍSES, CHEGA A FAZER PARTE DAS PRINCIPAIS REFEIÇÕES. RICA FONTE DE ENERGIA, A SEMENTE COMBINA COM RECEITAS DOCES, SALGADAS, COM SALA DE ESPERA E JOGO DE FUTEBOL.

amendoim8718973.jpg

SEMENTE BRASILEIRA:

A maioria dos estudos indica que o amendoim foi identificado pela primeira vez no Brasil, durante o período de colonização. Era muito consumido pelos povos nativos, tanto é que diversas histórias indígenas se referem a essa semente. Entre os mitos Tuparis, por exemplo, a árvore do amendoim era a que segurava o céu.

amendoin-pant1.jpg

PURA PROTEÍNA:

Em média, há 30% de proteínas nas sementes. Já o óleo contém cerca de 50%. Por ser uma das fontes vegetais com maior quantidade de proteína, o amendoim consegue amenizar a carência das fontes animais em regiões pobres, onde a carne é pouco consumida. Não foi à toa que, em 2004, o governo da Paraíba recomendou a utilização do amendoim nas merendas escolares da rede pública, junto com o gergelim.

amendoim2921.jpg

ANTES DE CONSUMIR, SAIBA QUE:

Hipertensos devem restringir o consumo de amendoim com sal.

Diabéticos precisam ter atenção com derivados doces, tais como pé-de-moleque.

– Quem tem alergia à semente precisa prestar atenção nas embalagens de produtos como sabonetes, cosméticos e margarinas, para verificar se há derivados de amendoim em sua composição.

– Deve ser armazenado em locais protegidos de luz, pois é rico em gorduras e pode ficar rançoso com o calor. “Quando comprar, prefira os acondicionados em embalagem escura”, aconselha Dith Mesquita.

– É melhor conservá-lo em locais secos. Repare se a embalagem está intacta, pois o contato com a umidade pode facilitar a proliferação do Aspergillus flavus, um fungo que produz aflatoxina, nociva à saúde.

APESAR DE SER SAUDÁVEL DO PONTO DE VISTA CARDIOVASCULAR, O AMENDOIM NÃO É IDEAL PARA QUEM QUER EMAGRECER. EM 100g DO ALIMENTO CRU, HÁ 544 KCAL!

amendoim89078.jpg

GORDURA QUE FAZ BEM.

Seu principal componente para a saúde humana é a gordura insaturada; e uma das principais gorduras desse tipo é o ácido linoléico. “As gorduras insaturadas atuam diminuindo os níveis de LDL, que é o colesteral “ruim”. Por isso, previnem doenças cardiovasculares”, explica a nutricionista Dith Mesquita, professora da Universidade Anhembi-Morumbi. O amendoim puro não contém colesterol, o que é uma excelente notícia, afinal, além de ser livre das gorduras “ruins”, ele ainda diminui os níveis já presentes no organismo. Dá-lhe amendoim!

52 comentários sobre “AMENDOIM, PURA PROTEÍNA!

  1. Maravilhoso comentário, vem ratificar com o ultimo exame de sangue que fiz: venho comendo em tôrno de 50gr do amendoim natural diáriamente, e verifiquei que ocorreu uma acentuada redução do colesterol ruim, assim como a melhora no total do mesmo.

    Acredito ser benéfico e que se divulgado terá uma excelente valia em todos os sentidos da camada social.

    Um feliz 2009 para todos vocês.

    Santos

  2. De fato, tenho o hábito de consumir quase diaramente o amendoim, tinha dúvidas se fazia ou não bem à saúde. Como não tenho problemas de peso, acredito que só fará bem.
    Obrigado

  3. Gostei muito da pesqisa que vocês fizeram sobre amendoim. Ele é muito saudável, e por isso devemos comer sempre. E queria parabenizar o governo da Paraíba por colocar o amndoim como alimento das crianças!! Vou começar a visitar sempre esse site.

  4. ..Parabéns pela pesquisa sobre o amendoim.
    Sou praticante de musculação há mais de 20 anos, e confesso que fiquei viciado em comer amendoim crú ( acho uma delícia), meu colesterol sempre foi um pouco elevado e no próximo exame verei se esse consumo deu mesmo resultado.

  5. nossa é muito bom esses tipos de informacoes pois eu adoro amendoim
    principalmente dorado

  6. gostei do comentario sobre o amendoim eu tambem adoro gosto
    dele crú ou trrado e muito bom como sempre……….

  7. Adorei essas informações, pois estou com colesterol ruim muito alto, e já comecei a comer amendoim, pois eu não sabia, do bem que ele trazia.

    Abraços.

  8. Estou comendo uma porção por dia, e me sinto muito bem.

  9. gostei muito de aprender sobre o amendoim e acabo de fazer um trabalho de escola sobre ele não sabia que o amendoim tinha semente são muitas curiosidades para aprender no google a gente encontra muitas coisas legais por isso que eu e minha família entra nele todas as vesez e eu entro pra fazer trabalhos e etc….

    Obrigado bjos a todos !!!

  10. Acheei a pesquisa muito interessante…Pois gosto muito de comer amendoim, mas porem não sabia que ele fazia tanto bem assim para a minha saúde… Valeu abraçoss

  11. poderiam ter o nome da arvore era isso que eu queria saber

    mas ja agora eu queria dizer uma coisa

    …………………..EU ADORO AMENDUINS………………………

  12. Adorei a pesquisa,só fiquei meio receiosa quanto ao consumo por causa do fungo Aspergillus flavus,já li q ele pode provocar o câncer em animais e humanos…

  13. eu já sabia q era bom por isso sempre como,agora

    agora vou comer mais,quero saber se a paçoquinha

    tem o mesmo efeito pois gosto muito.

  14. Gostei muito tambem da pesquisa de voces. Gosto muito de amendoim e como diariamente torrado.Sabendo dos beneficios que ele traz a saude ficou mais saboroso ainda.Obrigado

  15. Obrigado por elogiar esse alimento tão saudável a todos nós. Sempre eu e minha família comemos amendoim e até hoje só nos fez bem. E nunca iremos parar de consumir.

    Abraços…

  16. Fiquei feliz em saber sobre tudo de bom do amendoim.
    Pois adoro.

  17. Atenção minha gente!

    Pessoas que que sofrem de artrite reumatóide, não devem consumir amendoim. Com risco de terem uma crise muito forte de coceiras pelo corpo todo. Todo o cuidado, portanto em consumir produtos como, pé de moleque, passoquinha, etc.

  18. eu sempre fui de comer coisas ricas em gorduras por isso eu estavo 20 kilos acima do peso,quando fiz o exeme de sangue pra saber o nivel de colesterol,não acreditei tava abaixo do pemitido,não acreditei e repeti o exame em outra clinica que deu o mesmo resultado agora,vendo e site descobrir o porque eu consumo amendoin desde adolecencia costume que herdei de meu pai que tbm era fã do amendoin vcs estão de parabens com a infomação
    com dieta ja perdir 10 kilos infezlimente vou te que cortar um pouco dos amendoin mas mesmo assim valeu!!!!!

  19. Passei a comer amenduin três vezes ao dia, pequenas quantidade após as refeição, já faz um ano que comecei a dieta, veja oque aconteceu, tinha queda de cabelo , e o mesmo voltou a nascer novamente fortes, grossos, é coisa inexplicavel hehhe sério! comer um punhado de amendoim depois do café, almoço e janta! hehe

  20. Gosto muito de amendoim, como muito. Minha preocupação é apenas com meu peso, pois estou fora de forma. Mas sempre que como amendoim, me sinto bem, sinto uma sensação de satisfação e percebo que meu intestino vira um reloginho, apesar de nunca ter tido problema de intestino. Não sei o que seria da minha vida sem amendoim, pois compro e os guardo em vários lugares: Na gaveta da mesa onde eu trabalho, no porta-luvas do carro, e na minha casa. Sempre quando saio de viagem, confiro o meu pacote de amendoim, parece ser muito engraçado, mas é a minha realidade. Minha esposa nunca demonstrou desejo ou vontade de comer, mas quando como amendoim perto dela, sem ela perceber ela acaba comendo tudo até acabar, e depois fala para os outros que não é muito chegada em amendoim …

  21. Gosto muito de amendoim em forma de pasta junto com aveia e adocante fica uma delicia e o melhor de tudo e’ que esse alimento esta’ me ajudando a controlar o colesterol e as taxas de glicose no sangue. Acho que de agora em dainte nao da’ mais pra ficar sem amendoim…

  22. gostei de ler esta rubrica ..mas se esquecem de um promenor .. o amendoim e um perigo para o colesterol..so neste casa nada amigo do coracao como se fala .

  23. o amendoim é um excelente alimento, deve ser usado pras pessoas q querem deixar de comer carne além de elevar a potencia masculina e, se adicionado com gergelim, aveia, linhaça, castanha, farelo, etc., todos triturados substitui o garfanhoto(árvore) que João Batista comia com mel silvestre.

  24. Ao acordar faço uso das seguintes frutas: banana, melão, melancia, manga. Com excessão da banana, as demais eu as cortos em pedaçõs e ofereço à minha familia ou visitas. isso é muito bom.

    è importante ressaltar, que tenho sido beneficiado com as pesquisas aqui realizadas.

    obrigado e muita saúde para os responsáveis por estas informações.

    UM BOM DIA!

  25. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, muito bom ler isso, vlw mesmo.

    Agora vou “arrochar” em amendioin junto com azeite(aquele do galo) e oregano, só tem coisa boa nesse aperitivo ^^

  26. Eu sou consumidor de amendoim, e como no mínimo uma vez por dia.
    Só gostaria de saber sobre os nutrientes do amendoim torrado e também pra que mais ele serve.

    Sds.,
    Francinaldo dos Santos Brito
    Parauapebas – Pa.

  27. Depois que comecei fazer o uso constatante do amendoin pasei transar 3 vezes por semana, antes era de 15 em 15 dias.Valeu um abraço, 07/04/2010.

  28. Eu não sabia que o amendoim era tão rico em proteinas, pois tenho o costume quase q diario de comer uma porção de 50grs por dia.
    E fico por um bom tempo sem sentir fome.

  29. Retificando: Desculpe-me gente, pois fiquei tão empolgado com o amendoim que coloquei no comentario a cima, (TENHO COSTUME QUASE Q DIARIO DE COMER UMA PORÇÃO DE 50 GRS POR DIA.)
    Está errado!
    Se é quase q diário, é logico que é nesses dias não é?

  30. ….Ao comprar amendoim crú, prefiram sempre o TIPO 1 QUE É MAIS SELECIONADO, geralmente o tipo 2 ( mais barato) não é muito indicado para consumo crú, mas torrado, e não esqueçam…NADA DE ACRESCENTAR SAL!!!

  31. Sou um fã do amendoin crú, e venho consumindo desde garoto, hoje tenho 52 anos e peso 107 kilos e em meus exames de saúde, meu colesterol esta sempre ou abaixo ou em niveis muito bom.
    Bom a informação foi ótima, vou reduzir o consumo do amendoin para emagrecer.

  32. gostei muito destas informações, agora é que vou gastar muito mais com o aminduim.

  33. amo amendoim principalmente crú e para mim é afrodisiáco. percebo alterações “boas” no organismo! O problema é que as vezes exagero e como 500 gramas em 2 dias. Não consigo parar… Jogo no meio da comida, como acompanhando sanduiches. é muito louco!

  34. gostei da noticia! pois eu tenho o abito de consumir o amendoim, todo dia, na vitamina pois eu pratico alterofilismo,e depois que começei a consumir o amendoim,to tendo mais resitencia e força.obrigado.

  35. O amendoim é uma maravilha! Uma benção de Deus! Os vegetarianos estão de parabéns! É um dos principais alimentos que substitui a carne. Além do mais é muito benéfico ao organismo. É que o ser humano não foi criado para o consumo de carne, ela foi sim permitida após o dilúvio por falta de vegetação(GENESIS). Havia uma lista de animais que se podia comer. Apartir dai, virou cardápio e incluiram nele inclusive as carnes impuras. Hoje em dia, se come: cachorro, cobra ,avestruz, (o porco é antigo) e por ai vai etc,. Mas, o desrespeito e desobediência as leis de Deus e da natureza, trouxeram grandes problemas de saúde para a humanidade e consequentemente, diminuição da expectativa de vida. Em sintese, nos somos o que comemos. Deus é bom!!! Obrigadooooooo!!!!

  36. muit entereçante a pesquisa de voces sobre o amendoim.
    De fato, tenho o hábito de consumir qestão de parabéns! É um dos principais alimentos que substitui a carne.uase diaramente o amendoim.
    muito bom…

  37. Adorei as explicações sobre o amendoim,exterminei todas as mas informações que eu tinha sobre o mesmo,pois ADORO mas evitava comer,por conta dasmas informações.Agradecida.

  38. eu sou tarrado por paçoca de amedoim se brincar eu como uma caixa toda .mas temos que ser moderado ne..paçoca e so o ouro

  39. ola como amendoim todos os dias nao tenho nenhum problema de colesterol meu peso e sempre o mesmo nao sobe nem desse como pq acho bom mas acredito que ele faz muito bem para o organismo de quem consome abraços

  40. oi gente tenho 9 anos faltei aula hoje dia 23 de novembro porque tenho um trabalho em grupo de amendoim e vim neste site precisamos preparar receitas eu e minha melhor amiga achamos enteresante

  41. Quando adolecente meu tio tinha plantação de amendoim, comia amendim até mesmo verde arrancando o pé e comendo com as mãos suja de terra, e todo mes faço compras, compro amendoim como todos os dias uma mão de amendoim meu peso é ideal é claro que tenho uma diéta saudavel me cuido para manter o peso hoje tenho cinquenta anos meio século bem vivido e com saúde graças ao meu maravilho Poder Superior DEUS criador do Universo……………………

  42. Sou comedor de amendoim, minha vida mudou depois que descobri o amendoim, pois meu penis tem 19,5 cm e ele não ficava totalmente erreto. Depois que comecei a comer amendoim minha circulação aumentou e meu penis fica completamente erreto. estou muito feliz e recomendo.

Os comentários estão encerrados.